Ainda Estou Aqui: O filme brasileiro que sonha com o Oscar

Uma das grandes surpresas nas indicações ao Oscar 2025 foi “Ainda Estou Aqui”, filme brasileiro que retrata a luta de uma mulher durante a última ditadura do país e promete dar o que falar com suas três indicações. 

 

No meio de toda a repercussão gerada pela lista de indicados à 97ª edição do Oscar — especialmente pela impressionante marca de 13 indicações para Emilia Pérez —, um filme brasileiro chamou a atenção de cinéfilos em festivais ao redor do mundo e promete ser um sucesso de bilheteria global: “Ainda Estou Aqui.”

O longa dirigido por Walter Salles recebeu um total de três indicações: Melhor Filme (a categoria de maior prestígio da premiação), Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, pelo desempenho de Fernanda Torres no papel principal. 

SINOPSE DE AINDA ESTOU AQUI

Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, publicado em 2015, Ainda Estou Aqui é um poderoso drama histórico que mergulha nos anos sombrios da ditadura militar no Brasil (1964-1985). Dirigido por Walter Salles — conhecido por sucessos como Central do Brasil, Diários de Motocicleta e Cidade de Deus —, o filme conta a história de Eunice Paiva, mãe do autor e interpretada por Fernanda Torres. Eunice enfrenta a repressão do regime militar após a prisão e desaparecimento de seu marido, o ex-deputado e engenheiro Rubens Paiva (interpretado por Selton Mello), capturado pelas Forças Armadas. 

Através de sua jornada, o filme aborda temas como repressão, resistência e inquietação. Com uma narrativa realista e emocionante, Ainda Estou Aqui se tornou uma homenagem às famílias das vítimas da violência do Estado na história do Brasil, que seguem buscando justiça.

DATA DE ESTREIA DE AINDA ESTOU AQUI

O filme estreou no 81º Festival de Veneza, em 1º de setembro de 2024, onde foi unanimemente ovacionado por sua abordagem audaciosa e comovente. Nos cinemas brasileiros, chegou em 7 de novembro de 2024. Seu impacto foi tão grande que rapidamente se tornou um fenômeno cultural e político, sendo escolhido como o representante do Brasil no Oscar 2025 e garantindo uma indicação na categoria de Melhor Filme Internacional.

ELENCO DE AINDA ESTOU AQUI

  • Fernanda Torres como Eunice Paiva adulta (entre 1971–1996);
  • Fernanda Montenegro — mãe de Fernanda Torres e também indicada ao Oscar de Melhor Atriz em 1999 por Central do Brasil — como Eunice Paiva em sua velhice (em 2014);
  • Selton Mello como Rubens Paiva;
  • Guilherme Silveira como Marcelo Rubens Paiva (1971);
  • Valentina Herszage como Vera Sílvia Paiva (1971);
  • Dan Stulbach como Baby Bocaiúva;
  • Humberto Carrão como Félix;

 

Está tudo pronto para o Oscar, e “Ainda Estou Aqui” promete ser um forte concorrente nas categorias em que foi indicado!  Nós, do Nebu, te convidamos a nos seguir nas redes sociais para não perder nenhum detalhe da temporada de premiações.

Aproveite o melhor dos filmes e séries dublados em português e sem anúncios.